Carregando

Calendário Escolar organizado e ao alcance das escolas

20/06/2018 | Conviva Educação

Cerca de 600 municípios já utilizaram a ferramenta de Calendário Escolar do Conviva para construir seus documentos. Entre as facilidades desse ambiente estão os cálculos automáticos de horas e dias letivos e a possibilidade de toda a secretaria consultar pelo computador as datas do semestres, provas e reuniões. Além disso, os calendários podem ser impressos e distribuídos para toda a rede (saiba mais na página de introdução da ferramenta). Como cada município incorpora a ferramenta na rotina de uma forma, mostramos a seguir os exemplos de Humaitá, no Amazonas, e Caratinga, em Minas Gerais. No final do texto, você também conhece as novas melhorias realizadas no Conviva.

 

Cada escola inclui suas datas

Em Humaitá (AM), existe um calendário comum para o município e outros específicos para cada unidade escolar. Como 62 das 83 unidades estão na zona rural e muitas vezes ficam distantes da sede, a secretária de educação Raimunda Darque de Souza e sua equipe consultam os calendários de cada uma delas para planejar visitas e acompanhar as ações realizadas (veja a foto desses profissionais no destaque acima).

“Os dados online economizam papel e facilitam a troca de informações entre as escolas e nossa equipe”, conta José Augusto Cordeiro da Costa, técnico da secretaria. Ele explica que os diretores das escolas incluem, por exemplo, datas de reuniões pedagógicas, encontros com os pais e comemorações. Como em alguns locais não há constante sinal de internet, cabe ao supervisor que visita a unidade preencher os dados quando está em áreas com acesso. Assim, os calendários ficam sempre atualizados.

 

Planejamento para as visitas da secretaria

Em Caratinga (MG), o técnico Moisés Miranda Corrêa de Lima realizou uma formação com as secretárias e diretores das escolas do município para apresentar o Calendário do Conviva. Segundo ele, em menos de duas horas os participantes preencheram os dados de todo o ano com suas datas festivas e dias de reposição, já que essas informações variam a cada unidade. A secretaria considera importante liberar o acesso dessa ferramenta para as 47 escolas da rede que se interessarem porque ela facilita a organização interna e também o acompanhamento pela secretaria das ações realizadas. “Temos escolas a 90 km de distância do centro, o que dificulta a comunicação. Mas acessando as informações pelo Conviva, nossa secretária de educação consegue montar um cronograma de visitas às unidades, procurando estar presente em cada uma”, conta Moisés.

 

 

Mudar para melhor

A equipe de desenvolvimento tecnológico do Conviva mantém contato constante com os usuários para identificar as melhorias que precisam ser realizadas nas diferentes áreas da plataforma. Em relação à ferramenta de Calendário, entre maio e junho de 2018 passou a ser possível:

- Customizar os tipos de evento

- Diferenciar com cores e símbolos os tipos de evento, facilitando a visualização das informações incluídas.

- Imprimir em diferentes formatos (em lista ou por mês) e cores.

Para Valéria Rodrigues, articuladora do Conviva em Goiás, o calendário otimiza tempo e ainda garante a precisão no cumprimento dos dias letivos, conforme indica a legislação e precisa ser aprovado pelo conselho escolar. Como a funcionalidade permite que a secretaria crie calendários diversos para educação infantil, ensino fundamental ou médio, entre outros, facilita o planejamento conforme as particularidades das diferentes etapas. Experimente! Acesse o Calendário neste link.