Carregando

Precisão na gestão financeira

11/07/2018 | Conviva Educação

Na Ferramenta de Receitas e Despesas, a secretaria municipal de educação registra a cada mês e em cada uma de suas contas o recebimento e a aplicação dos recursos recebidos pelo governo. A seguir, leia de que forma os municípios do Paraná e do Ceará se organizam para utilizá-la, os benefícios encontram para a rotina da secretaria, e ainda dicas de uso.

 

Dados concretos para planejar

A Dirigente Municipal de Educação de Nova Aurora (PR), Cinara Kottwitz Manzano Brenzan, é categórica: “Para fazer um planejamento eficaz é preciso de números, de dados concretos”. A Dirigente conta que a equipe de sua secretaria começou a preencher as informações na ferramenta de Receitas e Despesas no Conviva há cerca de 1 mês, quando os técnicos participaram de uma formação com a articuladora do Conviva no Paraná, Amanda Teodorovicz, responsável pelo atendimento aos municípios paranaenses (veja as fotos desse e de outros momentos na secretaria no topo desta reportagem e abaixo).

Ela compara o uso do Conviva com o uso do Excel, dizendo que na plataforma as possibilidades de análise são muito maiores. “É preciso ter disciplina para preencher os dados. Por isso, toda segunda-feira alimentamos o sistema. Quanto mais organizados estamos, melhor fazemos a gestão, sem desperdício de recursos”, diz. Cinara espera que as informações organizadas contribuam também para o contato com Ministério Público e Tribunal de Contas, já que reúne as ações realizadas.

   . 

Transparência e organização

Telma Fernandes Chaves, da equipe diretora da Secretaria Municipal de Educação de Boa Viagem (CE), conta que os registros na ferramenta de Receitas e Despesas do Conviva são feitos diariamente pela secretaria desde 2017. “Temos um responsável por digitar os dados e dar suporte à equipe financeira. Conferimos e analisamos as informações para que todos da secretaria tenham acesso em tempo real. Nossa Dirigente também faz o acompanhamento diário do que está sendo lançado na plataforma”, explica.

A equipe nota que ter os dados atualizados facilita as atividades da secretaria e mostra o cuidado com os recursos públicos: “É uma questão de transparência e organização. Consideramos fundamental ter clareza onde estão sendo feitos os investimentos”, completa.

     

 

O que encontrar e como usar a Ferramenta de Receitas e Despesas

Na Ferramenta de Receitas e Despesas do Conviva, as secretarias municipais de educação visualizam a situação atual dos seus gastos e também podem realizar projeções dos gastos dos próximos exercícios. Cerca de 200 municípios já utilizam essas funcionalidades! Assista ao vídeo abaixo e saiba mais:

 

“Mesmo que a secretaria de educação não seja a responsável por fazer a gestão dos recursos, precisa conhecer sobre o assunto para dialogar com a secretaria de finanças e trabalhar em parceria com as demais áreas da prefeitura”, sugere Bruno Sizino, articulador do Conviva no Amazonas. Por isso, ele indica a leitura da área de Conteúdos sobre Gestão Orçamentária e Financeira e chama atenção para outras funcionalidades da ferramenta:

- O extrato das saídas e entradas a cada mês;

- Gráficos que mostram a evolução ao longo do tempo, permitindo que a equipe verifique se está mantendo o equilíbrio orçamentário da área da educação.

 

Dicas de quem usa

1 - Organize-se! Separe um dia da semana para preencher todas as entradas e saídas de recursos. Assim, o DME e a equipe terão análises quase que em tempo real das finanças da Educação!

2 - Se você for DME do seu município, crie o hábito de consultar constantemente a área de "Análise" da ferramenta. Assim, você estará mais bem informado e no controle!

3 - É importante preencher a ferramenta, mesmo que a SME não seja responsável pela gestão dos recursos. Com os dados à mão, fica mais fácil e transparente dialogar com outras Secretarias Municipais que cuidam dos orçamentos.

 

Em caso de dúvidas, os usuários podem acessar diversos recursos de ajuda, como navegação guiada, página de introdução e tutoriais, clicando no ponto de interrogação no alto da página, na própria ferramenta.

Experimente! Acesse a Ferramenta de Receitas e Despesas neste link.

 

Notícias Relacionadas