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Transição de gestão em municípios de RN, MT e SC

14/08/2020 | Conviva Educação

Aripuanã (MT), e Mirim Doce (SC) e Poço Branco (RN) foram destaques nos fóruns virtuais organizados pelos articuladores do Conviva e seccionais da Undime em cada estado. Esses eventos têm sido realizados desde julho com as secretarias municipais de educação de todo o país para discussão sobre o Memorial de Gestão (veja aqui o calendário dos encontros nas demais as localidades).

O Memorial de Gestão é uma ferramenta do Conviva que possibilita o registro das iniciativas realizadas nas diferentes áreas de gestão ao longo do mandato, gerando um relatório completo das ações. Esse material contribui tanto com a documentação do histórico do trabalho realizado como também favorece a continuidade das ações depois das eleições, mesmo com mudanças na equipe.

Nesta reportagem você lê as falas de Bom Despacho (MG), Jaguaré (ES) e Valparaíso de Goiás (GO), em outra, de Caarapó (MS), Arapoema (TO) e Feira Nova (PE), e aqui, de Santana do Mundaú (AL), Presidente Prudente (SP) e Vitória do Jari (AP). Abaixo, registramos os depoimentos do município potiguar, do mato-grossense e do catarinense apresentados nos fóruns virtuais. São muitos sotaques, mas desafios semelhantes. Quem sabe essas experiências contribuem para a organização e registros de sua secretaria também? Veja só:

 

Em Aripuanã, Mato Grosso, a importância de receber informações sobre a gestão como ponto de partida do novo mandato

Dia 27 de julho, a seccional da Undime em Mato Grosso e Eliana Amaral, articuladora do Conviva no estado, realizaram um encontro virtual para discutir transição de gestão e a ferramenta de Memorial de gestão (assista na íntegra neste link).

Entre os convidados, Ermes José dos Reis, Dirigente Municipal de Educação de Aripuanã (MT), contou a importância de receber o Memorial de Gestão em 2017 e o que vai priorizar no novo relatório em 2020. Veja abaixo seu depoimento:

“Infelizmente é uma prática comum nas transições de gestão que as gavetas sejam esvaziadas pela equipe que deixa a secretaria e que os novos profissionais não encontrem informações suficientes para avançar no trabalho. E mais: os técnicos costumam ser substituídos por outros servidores, e não é valorizada a memória construída com o tempo.

Mas minha experiência não foi assim: a escolha de meu nome em 2016 não foi por mera afinidade política, mas sim o resultado da seleção e votação entre os profissionais da educação, o que me parece um processo democrático. Ainda nesse ano conheci os técnicos que já trabalhavam na secretaria e eles puderam ser mantidos nos cargos para os anos seguintes.

Em 2017, quando assumi como Dirigente, fui muito bem recebido: pudemos contar com os conhecimentos construídos pelos profissionais até então, o que foi essencial para o funcionamento dos setores de compras, licitação, alimentação e transporte escolar. Também recebi um relatório completo das atividades realizadas no mandato anterior: era o Memorial de Gestão elaborado na plataforma Conviva.

Foi muito interessante e surpreendente ver que aquilo que precisávamos fazer já estava previsto pelo meu antecessor, até mesmo os desafios! Ele e a equipe haviam organizado o PPA, a LOA, a LDO, e uma estrutura das questões financeira e documental para favorecer os próximos passos. A previsão orçamentária que havíamos contemplava muitas das ações do Plano Municipal de Educação.

Tendo o material escrito como base, pudemos nos preocupar em resolver nosso principal desafio, que era a Educação Infantil. As obras das creches, que estavam paralisadas, precisaram ser retomadas para oferta de novas matrículas. Quem não conhece de administração pública e assume um cargo de gestor enfrenta muitas dificuldades por no mínimo um ano! Mas, mesmo enfrentando diversos entraves, rapidamente pudemos implementar os planos de ação construídos, tendo claro que a educação deveria ser uma política de estado.

Para elaborar o Memorial de Gestão em 2020, estamos inserindo os dados sobre o mandato nas ferramentas do Conviva. Prestamos atenção também para os seguintes pontos: indicar ao novo gestor a manutenção da equipe técnica e concursada, na medida do possível, porque as mudanças prejudicam o andamento do trabalho; deixar a LDO e a LOA planejadas com o máximo de detalhes; organizar os contratos firmados e o plano de formação da equipe.

Acredito que todos os governos deveriam receber um Memorial de Gestão mostrando os caminhos seguidos, com o que deu e o que não certo, e possíveis percursos para serem seguidos no futuro!”

 

Em 2016 e 2020, Memorial de Gestão em Mirim Doce, Santa Catarina

Dia 16 de julho, a seccional da Undime em Santa Catarina e Cleci Lorenzon, articuladora do Conviva no estado, realizaram uma videoconferência sobre Memorial de gestão (assista na íntegra neste link)Entre os convidados, Elaine Terezinha Corrente Borghesan, Dirigente Municipal de Educação de Mirim Doce (SC), contou como organizou o Memorial de Gestão em 2016, quando finalizava seu mandato, e de que forma a secretaria já começa a elaboração do novo relatório em 2020. Veja abaixo seu depoimento:

“Neste ano, vivemos um momento atípico causado pela pandemia do novo coronavírus. Os desafios na secretaria de educação são ainda maiores do que os cotidianos, e a equipe tem que se superar para mostrar eficiência e resultados positivos.

Em 2020, temos também eleições municipais: é preciso ficar atento para finalizar o mandato da melhor forma, registrar o que feito de mais relevante e montar o histórico do trabalho. É nosso papel favorecer a rotina para quem assumir a secretaria no ano que vem, sabendo que muitas ações serão continuadas e que temos um percurso e processos que precisam ser conhecidos.

Quando eu assumi a secretaria, em 2012, não recebi informações organizadas. Precisei buscar os dados, entender o que deveria ser feito nas diferentes áreas de gestão e, com uma equipe muito competente, crescemos juntos. Ao longo do tempo conheci o Conviva e, em 2016, realizamos o preenchimento da ferramenta de Memorial de Gestão. Organizamos as áreas administrativa, pedagógica, os contratos, dados de profissionais e da gestão democrática, além de transportes, orçamento, matrículas, plano municipal de educação e outros tantos setores. Quando finalizamos, imprimimos e entregamos ao prefeito eleito um relatório completo sobre a educação municipal. Em seguida, quando reassumi o cargo de secretária, em 2017, retomei o material para analisarmos o que era necessário melhorar, investir e manter. Esse ponto de partida foi essencial para termos mais controle do que já tínhamos e desenharmos o que queríamos ter, com um planejamento certeiro das políticas públicas.

Em 2020 já começamos a preencher o novo Memorial, sempre com envolvimento de toda a equipe e com muita responsabilidade. Esse processo permite a reflexão sobre nossas experiências profissionais e posturas pessoais. Faz com que tenhamos uma visão do todo, um olhar coletivo para a análise em diferentes ângulos. É a valorização do trabalho de cada um ao longo dos quatro anos. Acredito muito que a ferramenta de Memorial de Gestão colabora com a possibilidade de fazermos uma educação com transparência e faz com que seja possível garantir a qualidade da educação que a gente tanto almeja!

Sugiro que a organização para o momento da transição comece agora, quando a secretaria deve reunir as informações sobre os diferentes processos, orçamento e demais áreas. Os dados incluídos na ferramenta ajudam a justificar as decisões tomadas: podemos deixar o cargo, mas a responsabilidade sobre as ações feitas agora continua conosco. É a nossa marca!

Talvez o Memorial de Gestão que sua equipe prepare seja usado por você mesmo, em um próximo mandato. De qualquer forma, as informações e os programas precisam ser registrados de forma precisa. É o nosso compromisso como secretários, revela o comprometimento com a educação, e é uma forma de respeito por quem assume o trabalho no período seguinte. Em uma secretaria, nada pode parar ou ser prejudicado, e o próximo ano letivo precisa iniciar corretamente.”

 

Poço Branco, no Rio Grande do Norte, e o uso do Conviva ao longo dos anos

Aretuza Gardênia Miranda de Menezes é Dirigente Municipal de Educação de Poço Branco, no Rio Grande do Norte, desde 2017. Sua equipe está se organizando para elaborar o Memorial de Gestão do Conviva em 2020 e preencher a ferramenta conforme cada atuação dentro da secretaria, seja nas áreas Administrativa, Pedagógica, Financeira, Transporte e Alimentação. Durante o evento virtual “Memorial de Gestão: Um Legado para a Educação Municipal - Educação 360°” (assista na íntegra aqui) realizado dia 10 de julho pela seccional da Undime Rio Grande do Norte e por Marcia Portela, articuladora do Conviva no estado, Aretuza apresentou o depoimento que você lê a seguir:

“Quando eu assumi o cargo de Dirigente Municipal de Educação em 2017, vi no Conviva os dados do Plano Municipal de Educação, as metas já atingidas e os próximos passos. Isso foi muito útil para a equipe se basear e planejar as ações. Ao longo dos meses, solidificamos o uso do Conviva, importamos os dados do Educacenso e preenchemos diversas as ferramentas.

Temos projetos políticos pedagógicos de 12 escolas que estão sendo finalizados e incluídos na plataforma, e nossa nutricionista também passou a utilizar a plataforma e fazer o preenchimento dos cardápios. A plataforma é bem extensa e completa, o que colabora para realizarmos nossas funções com qualidade. Desde o início da pandemia, também temos seguido as orientações dos vídeos ao vivo e seguido com a rotina com muito comprometimento e atenção.

Todas essas informações já sistematizadas no Conviva geram um material robusto para elaborarmos o Memorial de Gestão em 2020. No ano que vem, quem estiver à frente da secretaria – seja a equipe atual ou outra – poderá dar continuidade aos trabalhos realizados. Acreditamos que não é possível a área da educação galgar avanços se precisa partir do zero a cada início de novo mandato: por isso é tão importante ter registros das ações já implementadas.

Seguimos e lutamos por uma educação de qualidade no nosso município, no estado e no país!”

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